A NOSSA TERRA


 


Valadares é uma freguesia portuguesa do concelho de São Pedro do Sul. É habitada por cerca de 805 pessoas (2011) e possui como principal atracão a Feira da Laranja, realizada de 2 em dois anos (Sejães aloja a Feira da Laranja quando não se realiza em Valadares), e o seu nome é alusivo à grande produção destes citrinos de grande qualidade nessa zona.

A aldeia tem uma zona habitacional de cerca de 3 km de extensão, sendo constituída por cerca de 100 casas bastantes espaçadas entre si e ligadas por uma grande rede de caminhos rurais.

Valadares é a aldeia-sede da freguesia. É habitada por cerca de 230 pessoas (2010) e possui como principal atracção a Feira da Laranja, realizada de 2 em 2 anos (Sejães aloja a Feira da Laranja quando não se realiza em Valadares), e o seu nome é alusivo à grande produção destes citrinos de grande qualidade nessa zona. A aldeia tem uma zona habitacional de cerca de 3 Km de extensão, sendo constituída por cerca de 100 casas bastantes espaceadas entre si e ligadas por uma grande rede de caminhos rurais.

Comércio e Desenvolvimento

Recentemente tem-se assistido a um grande desenvolvimento na área comercial, com a criação da cooperativa "Mimos" e com a construção de um edifício junto à Igreja que terá diversas funções relacionadas com as necessidades da população. A estrada principal também foi recentemente remodelada, com a adição de um caminho pedonal paralelo à estrada e com a criação de um estacionamento para veículos. Graças à exportação de citrinos e de licores, Valadares tem conseguido equilibrar as contas e até mesmo arrecadar algum lucro.

Lugares

A aldeia de Valadares é, devido à sua dimensão, normalmente dividida em 13 lugares, aqui listados por ordem alfabética:

Celebrações importantes

Aldeias da freguesia